FAMILIA ON LINE

Familia on line é o novo BLOG da ADEF. Aqui você encontrará textos, comentários, novidades e poderá fazer consultas de Orientação Familiar

11.9.06

Entrevista Rede Vida Prof. Marco Aurélio Lima

No programa Tribuna Independente da Rede Vida de S.Paulo, do último dia 8 de setembro, o Prof. Marco Aurélio Lima abordou o tema:

Autoridade: dedicação dos pais

Devido ao grande número de perguntas de todos o país, colocamos esta sessão à disposição dos interessados.
Também está aberto este espaço para aqueles que desejem fazer outras perguntas relativas ao tema.
Clique abaixo em comments e escreva sua pergunta.

13 Comments:

  • At 11/9/06 12:18, Blogger ADEF Familia on line said…

    Ada de Araujo Lucas, terapeuta familiar pergunta:Estado: Minas Gerais
    Ouvi nesta sexta feira dia 8 de Set.pela rede Vida a palestra do Dr.Marco Aurelio sobre Autoridade ds pais:dedicação aos filhos,que foi muito interessante.Gostaria de saber se há possibilidade de tê-la por internet ou em DVD. Tb. gostaria de ter as perguntas que recebeu e poria a disposição pelo site dado e como tb obter os habitos das cris/ em seus clclos vitais e sobre artigos ou apostilas sobre assunto da familia.

     
  • At 11/9/06 22:36, Blogger ADEF Familia on line said…

    Prezada Ada,

    Obrigado pelos seus comentários.
    O vídeo estará disponível daqui a alguns dias para ser adquirido no site www.acea.org.br.
    A ACEA tem vários vídeos que podem ser consultados para comprar.
    Vou colocar as respostas solicitados no blog em breve.

    Atenciosamente,

    Marco Aurélio Lima

     
  • At 12/9/06 20:19, Blogger ADEF Familia on line said…

    "O perigo do momento é o cansaço dos bons" (Ednéia Carvalho - Montes Claros MG)

    Marco Aurélio
    Ednéia, acho que sua frase é estremamente atual, onde muitos pais estão cansados e não se preocupam em conhecer como melhor educar seus filhos. Este é o grande perigo, ficar parado. Obrigado pela participação.

     
  • At 12/9/06 20:31, Blogger ADEF Familia on line said…

    A Autoridade dos pais vem sendo perdidad porque cada vez mais jovens, de pouca idade, estão formando famílias sem nenhuma estrutura? Será que a própria estrutura familiar não está sendo impludida pelo excesso de liberdade dada por esse pais inexperientes? (Wagner Torres - Cabo Frio RJ)

    Marco Aurélio
    Oi Wagner, sua preocupação é bastante pertinente. Atualmente a grande mazela das famílias são os casamentos que começam de formas desestruturadas. Independentemente das idade (jovens ou adultos), muita pessoas casam sem terem o "afã de formarem uma família", o que atrapalha na prioridade que darão em sua própria vida, conduzindo seus esforços por caminhos diversos (trabalho, lazer, o corpo, etc...). Todas essas coisas são boas, mas colocadas em seus devidos lugares.
    A liberdade, citada por você, na realidade é a falta de conhecimento entre o que é mais adequado para os filhos, pois a falta de saber como atuar leva as pessoas a deixarem os filhos ao bel prazer. Obrigado pela pergunta.

     
  • At 12/9/06 20:38, Blogger ADEF Familia on line said…

    Será que orgãos de proteção à infância não exageram quando condenam a realização de certas atividades pelos adolescentes?
    Não aprovo a exploração do trabalho infantil mas acredito que uma atividade diária ajuda a educar. (Gilbernício - Santo Antonio de Jesus BA)

    Marco Aurélio
    Concordo também com seu ponto de vista, Gilbernício. Uma coisa é a exploração do trabalho infantil, do qual não sou favorável, mas outra coisa é que nossos filhos ajudem em tarefas domésticas para que a casa esteja organizada. Isso gera um senso de responsabilidade alto nas crianças, e faz com que saibam cuidar de seus pertences. A atividade frequente com as crianças é uma ação muito proveitasa para todos. Um abraço.

     
  • At 16/9/06 22:20, Blogger ADEF Familia on line said…

    a) 8 ou 80: devemos estar no meio termo, mas as vezes é necessário chegar aos extremos? Como e quando fazê-los corretamente?

    b) No neoliberalismo hoje, é incentivado a aceitar ou quebrar regras. A autoridade, as vezes é sinônimo de poder e força. Favor comentar. (Carlos - São Paulo SP)

    Marco Aurélio
    Caro Carlos, sua preocupação é bastante legítima. Mas devemos entender que a virtude (a virtude da obediência e o resultado da autoridade dos pais) é sempre o meio termo entre extremos. Isto é, a educação deve ser ponderado e nunca extremista, pois senão cairá em erros (ex. neoliberalismo que é o contrário do autoritarimo). A educação exige temperança, o meio termo entre várias coisas. Por outro lado nunca se inquiete se algum vez você teve de ser autoritário com seus filhos, pois ao longo do tempo eles compreenderão que aquele excesso foi um ato de amor seu por eles. Mas isto não pode ser o padrão da autoridade.

     
  • At 16/9/06 22:27, Blogger ADEF Familia on line said…

    Hoje vivemos numa sociedade abalada e de poucos valores. Esse cenário é fruto de uma educação com liberdade, mas sem responsabilidade? Como reverter isso? (Ricardo Silva e Patricia Garrido - São Paulo SP)

    Marco Aurélio
    Ricardo e Patrícia, as pessoas nunca deixarão de ter valores, e mesmo a sociedade hoje tem muitos valores. A pena é que muitos deles são valores "monetários" ou "prazerosos". O ser humano busca sempre uma fonte de explicação para si e vai atrás dela.
    O que posso disse é que nossos valores atuais não estão focados em coisas que engrandecem as pessoas: justiça, ética, liberdade com responsabilidade, amor incondicional, etc...
    Para reverter esta situação os pais tem um papel fundamental hoje. Precisamos saber quais os valores os pais compartilham e quais desejam passar aos seus filhos.
    Além disso, recomendo buscar ajuda de cursos ou pessoas que possam os pais no desenvolvimento destes valores.
    Temos de abrir mão de nossos horários e pensar no bem da família.

     
  • At 16/9/06 22:40, Blogger ADEF Familia on line said…

    É possível se delegar a autoridade para os avós ou empregadas, durante os períodos em que os pais não estão presentes em casa? (Rolando Tabet - São Paulo SP)

    Marco Aurélio
    A autoridade é individual e intransferível, não é delegável. Cada pessoa cumpre com um papel diferenciado na educação dos filhos.
    Por outro lado, a meta da autoridade é "apoiar para crescer", gerando nos filhos a virtude da obediência e ensinando que eles tem limites. Neste contexto, temos que fazer com que nosso avós ou empregadas sigam uma linha de conduta parecida com a nossa (sigar as regras que os pais estabeleceram). É importante que sejam poucas regras, mas cumpridas. Assim, os filhos terão uma linha coerente de educação.

     
  • At 23/9/06 19:20, Blogger ADEF Familia on line said…

    Querendo que os filhos sejam obedientes, qual o limite que os pais precisam ter para terem autoridade sem serem autoritários? (Claudia Junqueira - Rondônia)

    Marco Aurélio
    Sua pergunta Claudia, é um questionamente feito pela maioria dos pais. As vezes não exercemos a autoridade com medo de sermos autoritários. Se este é o se caso, não tenha medo, pois se você já tem essa preocupação em seus sentimentos, provavelmente procurará não cairá no autoritarismo (autoritário = fazer-se obedecer pelo poder). Por outro lado, cada filho tem sua personalidade, e isto o pais devem respeitar. Para algumas crianças, a virtude da obediência é tão presente que pouco se precisa fazer (é como dizemos "que criança educada"...), mas há outras que precisamos ser mais firmes e em alguns casos usando do autoritarimos para que obedeçam (são exceções e poucas as vezes).
    Então, preocupe-se em conhecer bem a necessidade de cada filho para que ele possa desenvolver a obediência.

     
  • At 23/9/06 19:47, Blogger ADEF Familia on line said…

    Tenho uma adolescente de 15 anos, e como já tive mais 2 filhos antes, vejo que nos dias de hoje os jovens estão querendo sair mais para as baladas. Tem menos idade e sem maturidade suficiente para administrar os perigos e a violência que existe.
    Os pais de hoje estão mais frouxos em relação à autoridade sobre os filhos? (Graça Cleto - Sorocaba SP)

    Marco Aurélio
    Muitos pais estão enfrentando sua situaçao e angústia também. Em primeiro lugar penso que você tem razão em falar que os pais tem menos autoridade hoje do que antes, mas em primeiro lugar penso que os pais hoje deixaram de ser bons exemplos e verdadeiros modelos para seus filhos, pois os filhos buscam fora de casa um modelo. A maturidade se perde por causa da raiz (exemplo).
    Por outro lado, em relação às baladas, seria muito importante conversar com sua filha e explicar o perigo que pode existir nestes momentos. Seria importante conhecer seus amigos e amigas, conversar com os pais destas amigos(as), sua procedência, onde irão, quanto tempo ficarão, qual a programação, ter um horário de volta, etc. Você deixaria que sua filha comesse de alguma fruta sabendo que aquele alimento, mesmo que formoso por fora, pode ser perigosa? Pense nisso...

     
  • At 23/9/06 19:53, Blogger ADEF Familia on line said…

    Dica práticas como colocar limites nas crianças pequenas de 3 anos e como fazr se não obedece? (Júlia Martinez - Guarujá SP).

    Marco Aurélio
    Júlia, acho que sua pergunta chegou no meio da entrevista, pois os exemplos foram dados a partir da segunda parte do programa. Tentei focar algo bem teórico inicialmente e depois o prático. Se puder, entre nos site da www. acea.org.br e veja o DVD que está disponível para comprar. Se ainda precisar de mais ajuda, basta avisar-me. Obrigado.

     
  • At 23/9/06 20:01, Blogger ADEF Familia on line said…

    As crianças estão rebeldes porque veio os Direitos Humanos e o Estatudo do Menor, e neles somente direitos, nada de deveres. Então os filhos acham que pode tudo, não tem limites. O que fazer para mudar? (Adelson Silva Monteiro - Marília SP)

    Marco Aurélio
    Oi Adelson, realmente o impacto do Direitos Humanos e Estatuo do Menor afetaram a Autoridade. Mas ao meu ver, não somente nos filhos, mas principalmente nos pais, pois ficam com medo de exigir dos filhos. Na realidade estas leis existem para regular situações extremas que resguardam nossas crianças de violências e exageros, mas não tiram a função dos pais em ensinar e educar. Ficou muito claro que usar a violência não é educar, ao contrário é deseducar. Precisamos aprender a educar sem violência, com o exemplo, com a palavra, e com a devida autoridade (=apoiar para crescer). Os deveres e limites ainda existe e os pais devem aprender a ensinar seus filhos.

     
  • At 23/9/06 20:09, Blogger ADEF Familia on line said…

    Como você adquiriu esta Autoridade? Foi pela educação que teve de seus pais, ou depois do casamento e com a vinda dos filhos? (Manoel Cordeiro - São Mateus do Sul PR)

    Marco Aurélio
    As duas situações foram significativas. Acho que eu teria muito dificuldade em aprender, se os meus pais não tivessem os princípios da Autoridade. De qualquer forma, depois de casado (antes de ter filhos), decidi junto com minha esposa que iríamos estudar o tema educação com profundidade, para ter uma família feliz. Muito do que li e aprendi de outros pais ajudou-me a ter uma família mais saudável. Temos sim muitas dificuldades, mas lutamos em conjunto e conversamos bastante em casa. Nunca seremos perfeitos, mas não desistimos nas dificuldades.
    Por outro lado, houve um aspecto não citado em sua pergunta: Deus. Na realidade, quando confiamos demasiadamente em nós, as coisas não vão bem. Os filhos tem o direito de crescer num ambiente que se respeitam mutuamente e a Deus profundamente. Essa é a raiz principal de toda a Autoridade!

     

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home